Circo e Feitiço

O ESPETÁCULO

A proposta da peça “Circo e Feitiço” tem como referência a pesquisa e vivência com elementos da cultura e do imaginário popular utilizando em sua concepção a linguagem circense, do teatro de rua e do teatro de bonecos, que formam o universo dos chamados artistas brincantes.

Buscando mostrar a riqueza da diversidade cultura, da importância da contribuição africana e indígena – que no Espírito Santo tem sua maior referência no Congo – é um espetáculo que, além de divertir e encantar, engloba um caráter lúdico e didático, possibilitando um rica vivência e um exercício de compreensão da formação da diversidade cultural brasileira por diferentes etnias.

A HISTÓRIA

A peça tem como fio condutor a condenação de um jovem e atrapalhado bruxo europeu (Bruxeldo), que é sentenciado por seus superiores a vir para o Brasil e fazer muitas maldades. Chegando por acaso ao Espírito Santo ele se depara com uma Banda de Congo comandada por uma velha paneleira (Dona Mirandinha) e com uma trupe circense, que ele tentará destruir enfeitiçando o palhaço do grupo (Janjão).

A partir disso a história se desenvolve num ambiente de muita ação, diversão e magia, mostrando o embate das diferentes culturas e visões de mundo, através da música, dança, bonecos, malabarismos e mágicas, envolvendo, encantando e divertindo a todos.
 
APRESENTAÇÕES

O espetáculo já foi apresentado em diversas cidades do Espírito Santo, tais como:
Nova Venécia, Conceição do Castelo, Pedro Canário, Vitória, Atílio Vivácqua, Ibiraçu, Rio Novo do Sul, entre outras. Click aqui e veja as fotos

Por ser um espetáculo de muita interação, promove um envolvimento e participação intensa dos expectadores, o que gera sempre um grande interesse e presença de público.


A TRAJETÓRIA


O espetáculo “Circo e Feitiço” tem diversas premiações, dentre as mais importantes podemos citar as seguintes:
- Prêmio Trupes Itinerantes – FUNARTE 2004
- Prêmio Carequinha – FUNARTE 2005
- Projeto Parceiros dos Trilhos – Fundação Vale 2005
- Projetos Raízes – Belgo-Mineira 2004
- Circuito Cultural – Banco do Brasil 2004

Participou em 2010 do Projeto Nacional “Palco Giratório” do SESC, no programa de intercâmbio cênico com a Cia. Mevitevendo (SP) e Cia. Ratimbum (ES).





FICHA TÉCNICA
 
Elenco
Dieymes Pechincha
Elias de Aquino
Erik Martincues
Fraga Ferri
Monique Rocha

Texto e Criação de Bonecos
Nysio Chrisostomo
Figurinos
Monique Rocha
Direção Cênica e Musical
Fraga Ferri
Cenografia, Adereços e Bonecos
Cia. Boiacá
Músicas Incidentais
Zé Antonio